terça-feira, janeiro 1

Origem da Pó dos Livros.

A ideia do nome da livraria Pó dos Livros surgiu quando estava a ler o livro "A Sombra do Vento", de Carlos Ruis Zafón. É um livro que, para além de muitas outras coisas, nos fala de um cemitério de livros esquecidos - livros cheios de pó. Este facto recordou-me uma pequena história passada comigo e com o meu pai durante a minha infância. O meu pai era um bibliófilo, comprava e lia compulsivamente. Um dia, pela tarde, em que mais uma vez chegava a casa com um saco cheio de livros, velhos e com pó, perguntei-lhe:
- Pai, porque é que compra sempre livros velhos e cheios de pó?
- Foi precisamente por terem pó que eu os comprei.
- Não entendi...
- Os livros com pó são os livros que resistiram ao tempo, por isso os considero importantes.

Jaime Bulhosa




A Pó dos Livros é uma livraria de bairro, independente, alternativa, com livreiros experientes e gosto pela partilha das suas leituras. Tem um conceito arquitectónico que nos transporta para um ambiente retro, decorada com objectos de outros tempos, fazendo lembrar as antigas e tradicionais livrarias de Londres, com estantes altas, negras, de madeira trabalhada, e com as paredes coloridas. Procura atrair um público diferenciado do das livrarias de grande superfície, clientes mais exigentes, mais selectivos, se quiserem. Oferecemos um largo conjunto de livros, que passa pelas novidades editoriais dos autores mais valorizados, pelo fundo de catálogo, pelos clássicos da literatura que, cada vez mais, são difíceis de encontrar nas livrarias de centro comercial. Tentamos dar o máximo de visibilidade aos catálogos das pequenas editoras, a edições de autor e a textos esquecidos. Privilegiamos, sem nenhum pudor de o expressar, as editoras e chancelas de qualidade. Somos particularmente exigentes na selecção dos livros da secção infantil e juvenil, tanto em termos da qualidade gráfica como pedagógica. Afinal de contas, é quase sempre nestas faixas etárias que se ganha o apetite, ou não, pela leitura. Tentamos sempre satisfazer aqueles pedidos que ninguém quer aceitar, porque dão muito trabalho e pouco retorno financeiro, isto é, fazemos, sistematicamente, périplos pelos alfarrabistas, feiras de usados, etc., em busca de um só livro que há muito se encontra esgotado, mas que o cliente deseja muito adquirir. Por vezes, dizem-nos que fazemos milagres. Apostamos nos novos meios de comunicação gratuitos que a Internet nos proporciona, como o blogue, o twitter e o facebook. Creio não errar se disser (e passe a imodéstia) que a Pó dos Livros é a livraria em Portugal com o maior número de fãs no facebook, sendo o nosso blogue um dos mais visitados na área dos livros.



A equipa da Pó dos livros:

Serviços:

9 comentários:

Miguelangelo disse...

Soube da vossa existência através de outros blogues (e infelizmente ainda não vos visitei in loco, mas certamente o farei), e estranhei a princípio não haver um sítio-mãe da vossa livraria. É com muito gosto e prazer que tomo conhecimento deste vosso blog, que para além de informativo, já percebi que tem uma certa dose de sarcasmo (mas com muito humor).
Bem hajam

εïзNine Copettiεïз disse...

Olá... Ainda encantada com tantas leituras agradáveis e incríveis, chego até aqui e vejo um pedaço do que vocês podem dizer, foi a inspiração para Pó dos Livros... Com certeza, A Sombra do Vento inspira, reacende a grande paixão que temos por livros, e principalmente por bons livros, desses que se perdem no tempo e que gostamos tanto de reencontrar! Um sincero parabéns a vocês e a Livraria!
Abraços,
Nine

okaey disse...

Como frequentador atento do vosso blog e do espaço da livraria Pó dos Livros, quero deixar o meu comentário, que tem apenas a finalidade de felicitar-vos pelo novo alento e dinamismo que têm incutido no intimidante e monótomo panorama nacional editorial e livreiro...

Longa vida,

hugo

AugustoMaio disse...

Que pena só ter chegado agora!
Lindo... 100%+

Anônimo disse...

Adorei o blog parabéns

Gi disse...

Olá... Gostei da vossa apresentação... Uma vez mais confirmo a minha convicção: há sempre o momento certo para se ler um livro! Terminei esta semana a leitura de A Sombra do Vento. O mais engraçado é que vos conheci por ter ido "cuscar" o facebook de uma amiga... O nome Pó dos Livros levou-me de imediato para a imagem do cemitério dos livros...Só hoje tive a curiosidade de "cuscar" a vossa página.
PARABÉNS!
Já agora, como posso comprar o Livro negro das cores?

Um excelente ano de vendas e momentos de leitura.
Rosantos

Pó dos Livros disse...

Gi,

Obrigado pelo seu comentário. Se quiser podemos enviar-lhe o livro pelo correio.

Jaime

abutresonoros disse...

oi pessoal dos livros,sou brasileiro,e estive a visitar o vosso blog.Gostei muito e gostaria de pedir autorizaçao para colocar o link de vçs no meu blog:abutresonoros.blogspot.
sou fa da cultura portuguesa e de seus poetas.fica o meu abraço...

Pati Araújo disse...

Olá Jaime,

Sou brasileira e acompanho o blog já faz um tempo, mas só agora li o significado do nome e achei simplesmente o máximo. A sombra do vento é um de meus livros favoritos. E sou como o seu pai, adoro os livros com pó.

Tudo de bom pra vc!
Pati :)