quinta-feira, fevereiro 21

Espaço dos leitores

Abrimos aqui um novo espaço de opinião aos nossos leitores. Dos textos sugeridos publicaremos aqueles que considerarmos pertinentes e que se enquadram no espírito do blogue, partilhemos ou não as opiniões neles expressas.


Porreiro, pá!

Aviso: este post é sobre um livro que não li.

Este livro foi um sucesso de vendas no último ano, tendo inclusivamente estado esgotado durante algum tempo. Por cerca de €25 – quantia módica face ao que promete – o leitor tem acesso, segundo a sinopse, à desmistificação do jogo na bolsa de valores. Podemos ainda ler que «A ideia nuclear de Ganhar em Bolsa é a de que qualquer pessoa, e não obrigatoriamente um perito, desde que dotada dos conhecimentos adequados e informação suficiente, pode seguramente ganhar na Bolsa, possivelmente muito e eventualmente de modo extraordinário, mesmo usando uma estratégia avessa ao risco».
Sim senhor. Isto é que é um negócio. 25 aéreos para poder «seguramente ganhar na Bolsa, possivelmente muito e eventualmente de modo extraordinário». Ah, e com pouco risco. Porreiro, pá!
Ora isto chateia-me. Desculpem, mas é mesmo assim. Como só pode ser evidente, se o que está escrito nesta sinopse for verdade, podemos todos deixar de trabalhar. Aliás não sei porque existiriam peritos – deviam ganhar tanto dinheiro para si próprios que a ideia de trabalhar para outros (ou escrever um livro sobre bolsa, já agora) seria uma manifesta perda de tempo. Tempo melhor aplicado a jogar na bolsa, com certeza.
Não sei o que está escrito no livro. Fiquei mesmo pela sinopse. Mas também eu gostava de dar umas dicas (grátis) sobre Ganhar em Bolsa: 1) tenham sempre carteiras diversificadas; 2) o investimento em bolsa é sempre de longo prazo (3 a 5 anos, mínimo) e 3) consegue-se ganhar dinheiro no curto-prazo se a) formos capazes de antecipar o que vai acontecer a determinadas empresas – vulgo bola de cristal – ou se b) dispusermos de informação que o mercado não tem – às vezes chama-se insider trading e às vezes dá cadeia.
Por essa Internet fora é fácil encontrar elogios de vários investidores ao livro, contando aplicações práticas realizadas ao longo dos últimos meses. Curiosamente, só se encontram experiências que correram bem – tenaz essa tendência para contarmos os nossos sucessos e omitirmos os fracassos.

Nenhum comentário: