terça-feira, fevereiro 19

Passatempo



A respostas correctas deste passatempo eram: Mário de Sá Carneiro e Suicidou-se

----
Depois de uma boa adesão aos nossos primeiros passatempos com respostas maioritariamente correctas, decidimos novamente aumentar o grau de dificuldade para criar maior interesse. O novo passatempo consiste em identificar o escritor e completar a sua biografia, votando no canto superior direito do blogue. Temos cinco possibilidades:

Morreu de tuberculose
Morreu de velhice
Morreu de acidente
Suicidou-se
Ainda está vivo


----
Nota: Temos 10 exemplares do “Dicionário do Diabo” de Ambrose Bierce, edições Tinta-da-China, para oferecer às primeiras 10 respostas correctas. Basta para isso que nos envie um e-mail (podoslivros@gmail.com) com a seguinte informação: Nome, Morada , nome do escritor e o seu voto. Logo que receba um e-mail da Pó dos Livros com a confirmação do prémio, poderá visitar-nos e receber o seu livro.
(caso more fora da Grande lisboa, poderá solicitar o envio por correio).





Biografia incompleta:

Nasce, no seio de uma família burguesa endinheirada, filho e neto de militares. Fica sem mãe com apenas dois anos. Entregue ao cuidado dos avós, passa grande parte da sua infância em Camarate, perto de Lisboa. Inicia-se na escrita por volta dos doze anos. No liceu teve ainda algumas experiências esporádicas como actor e aos dezanove anos começa a escrever a sério. Matricula-se na Faculdade de Direito em Coimbra, mas não chega a concluir o primeiro ano. Aí, contudo, viria a conhecer aquele que foi, sem dúvida, o seu melhor e mais famoso amigo, também ele escritor, que o introduziu no movimento literário da época. Desiludido parte para Paris a fim de prosseguir os estudos superiores, com a ajuda financeira do pai, onde conhece um reconhecido pintor português. Cedo, porém, deixou de frequentar as aulas, dedicando-se a uma vida boémia, vagueando pelos cafés e salas de espectáculo, chegando a passar fome, debatendo-se com os seus desesperos e frustrações, situação que o levou a uma ligação emocional com uma prostituta. Com dificuldades de integração social e psicologicamente instável, foi neste meio que escreveu grande parte da sua obra.

Nenhum comentário: