segunda-feira, junho 9

Arrogância

Li este comentário no blogue da Booktailors, enviado por um senhor chamado Hugo Xavier, que é coordenador editorial da Cavalo de Ferro. Nem sequer lhe vou dar a satisfação de uma resposta. Apenas manifesto o meu desprezo por quem se considera, vá-se lá saber por que razão, intelectualmente superior aos livreiros - esquecendo-se de que são os livreiros, uns melhores, outros piores, que muitas vezes determinam o sucesso dos seus livros e que, nas melhores e nas piores circunstâncias, são seus parceiros.
---
Jaime Bulhosa

2 comentários:

a das artes disse...

Já tinha lido e também não me dei a esse trabalho.Este senhor obriga-me a alterar o ditado popular: "Atrás de ruim moita se esconde bom coelho" para "Atrás de uma boa moita se esconde um ruim coelho". Tenho muito apreço pela linha editorial da Cavalo de Ferro mas, para mim, não é suficiente a ressalva de que há excepções no meio livreiro, para a ofensa arrogante que é feita ao grupo

João Cruz disse...

O Hugo Xavier, infelizmente mistura uma série de chavões superficiais com algumas sugestões interessantes. Na realidade fala muito e tem opiniões definitivas e taxativas sem ter reflectido o suficiente sobre toda a complexidade do assunto. Um bocadinho de modéstia e prudência não lhe ficava mal. A vontade é votar a Cavalo de ferro ao mesmo desprezo com que ele se refere às livrarias. Alguns editores sempre tiveram a tendência histórica de descarregar sobre os livreiros, e por vezes sobre os próprios leitores. Ridículo. Hugo, amigo, fala primeiro com os livreiros, ouve e medita sobre os nossos argumentos, e aí poderás formar uma ideia mais equilibrada sobre tudo o que está em jogo.