quinta-feira, novembro 20

Go Natural



Declaração de interesses: conheço pessoalmente o Frederico Carvalho (para mim, é o Fred). Ele é o cozinheiro chefe da cadeia de restaurantes Go Natural. É daqueles gajos (acho que ele permite que o chame assim) que se inveja, daqueles que nascem com um dom «divino», tipo Cristiano Ronaldo da cozinha, e que, para além das suas qualidades humanas, tem um jeito natural para a coisa…
Mais do que as receitas da Go Natural – ok, eu sei que são importantes para a saúde e super saborosas e equilibradas «caloricamente» –, entre amigos o Fred faz outras coisas. Já tive esse privilégio. Meu deus, divinal! Garanto-vos que vão ouvir falar muito nele.
--
Quando Frederico Carvalho cria as suas receitas para a marca Go Natural – um processo que ocorre no início do Verão e do Inverno, ao ritmo de cinquenta novas receitas por ano – tem de ter em consideração uma série de princípios: pratos saudáveis, saborosos, com óptima apresentação, diversificados, inovadores. A cozinha mediterrânica é a influência mais forte nesse processo criativo, que não deixa de recorrer às vastas memórias e recordações do autor. O seu gosto pela culinária começou na casa dos avós, desenvolvendo-se e afirmando-se ao longo das diferentes viagens pelo mundo que fez. Por isso mesmo, pode dizer-se que o «chef» tem como fonte de inspiração todas as experiências gastronómicas por que passa, quer como cozinheiro, quer como consumidor.«Receitas Go Natural», ilustrado com deliciosas fotografias, divide-se em cinco categorias temáticas: Sopas, Sanduíches, Wraps, Saladas, Massas e Sobremesas e Pastelaria. Todos os pratos foram testados e afinados através de rigorosos testes e sessões de provas, contando com o apoio de uma equipa de nutricionistas.Na apresentação do autor pode ler-se: «Em cada receita há uma memória. Não espero que quem as prove o sinta – espero apenas que as minhas receitas deixem boas recordações.»
--
Tema: Gastronomia
Fotografia: João Lança de Morais
1.ª edição:Novembro de2008
n.º de páginas: 192
Formato: 20.5x25.5 cm
isbn: 9789728955830
pvp: 27 euros
--
Jaime Bulhosa

Um comentário:

G.G. disse...

Impressionante o trajecto académico e profissional do chef Frederico Carvalho.

Descobri o livro na bertrand, li a biografia e no final ri-me sozinho, pois os meus maiores interesses profissionais são arquitectura, culinária e multimédia! Até há pouco tempo estava indeciso se decidia seguir arquitectura ou cozinha.

Parabéns pelo blog!