quarta-feira, novembro 12

" Uma Vida" - Simone Veil

Simone Veil é, reconhecidamente uma das mais corajosas, capazes e influentes mulheres da Europa.

Nascida em 1927, no seio de uma família judaica francesa, tinha somente 17 anos quando foi levada para os principais campos de extermínio nazis, Auschwitz e Bergen-Belsen. Nessa verdadeira «descida aos Infernos», Simone Veil assistiu a enormes atrocidades, incluindo a perda de familiares, como a mãe, o pai e um irmão.

Jurista, Simone Veil dedicaria a vida às causas das mulheres, das crianças adoptadas, dos idosos e dos imigrantes, tendo sido responsável pela lei francesa de despenalização do aborto (1975). Em França, serviu como Secretaria-geral do Conselho Superior de Magistratura ou como ministra da Saúde e dos Assuntos da Família. Em 1979, sagrar-se-ia como a primeira mulher a tornar-se Presidente do Parlamento Europeu (PE), cargo que ocupou até 1982.

Nos dois anos seguintes, também no PE, assegurou a Presidência da Comissão dos Assuntos Jurídicos. Actualmente, é Presidente da Fundação para a Memória do Holocausto.

Largamente homenageada por diversos países e entidades, ainda em Abril de 2008 recebeu no Parlamento Português, pelas mãos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, o Prémio Norte/Sul do Conselho da Europa.
--
Livros de Seda
Categoria:Autobiografia
Dimensões:21,6 x 28,5 cm
Nº de páginas:270
ISBN:978-972-770-658-7
Encadernação:Capa mole
Preço:17.85€

Nenhum comentário: