quarta-feira, dezembro 9

Os Lusíadas

Encontra-se à venda na Pó dos livros a obra maior da Poética Portuguesa, “Os Lusíadas” de Luís Vaz de Camões. Desta edição única do António Prates do ano 1995 apenas foram editados 250 exemplares para todo o mundo.

«O aspecto desta obra “luxuosa” não resulta apenas duma alta exigência editorial; advém ainda do facto de se ter trabalhado nesta obra de modo empenhado ao longo de três anos, buscando materiais e acabamentos de excepção.»
António Prates

Característica da edição:

A obra é apresentada com encadernação a carneira, gravada a ouro ou fogo, levando nervuras na lombada. As Seixas são também gravadas a ouro ou fogo. Tanto a capa como a contracapa têm guardas a seda. Quanto às folhas, são individualizadas e cosidas manualmente em carcelas. O texto reproduz integralmente a grafia original da primeira edição de 1572, embora com retoques sempre que se impôs restaurar formas que se encontravam menos legíveis.

Colaborações especiais:

Esta edição de “Os Lusíadas” beneficiou de uma introdução confiada (na altura) pelo Presidente da República Dr. Mário Soares.

O Escultor João Cutileiro executou, propositadamente para a capa do livro, um retrato de Camões. Ao longo do Poema distribuem-se catorze serigrafias de alguns dos principais artistas portugueses da actualidade:

João Cutileiro
João Vieira
Júlio Pomar
Lima de Freitas
José Rodrigues
Luís Pinto-Coelho
Mário Cesariny
Fernando Lanhas
Eurico Gonçalves
Artur Bual
Manuel Cargaleiro
Júlio Resende
Maluda
Álvaro Siza

Pvp: 2000 €

3 comentários:

Sofia disse...

uau!

Tb gostava de ter este livro cmo prenda de Natal...

fallorca disse...

Depois da edição da Figueirinhas e lido o texto a correr até ao PVP, lá vai alguém ficar sem «uma» prenda de natal
(VP: «patifel», nem a propósito, eheh)

ANTIQUÁRIA.ET.AL disse...

É engraçado, por acaso até tenho essa edição. Apenas tenho de dizer que pesa imenso, além de belíssima e estar perfeita, o estojo de protecção em seda, está um pouco danificado. Mas sem dúvida, é um livro que vou por no seguro..