quinta-feira, julho 31

Unidos pelo livro


Para ler na revista Os Meus Livros deste mês a entrevista a João Cruz e Jaime Bulhosa, sobre a associação LI - Livrarias Independentes.

“Não é só do lado das editoras que o mercado livreiro português tem conhecido grandes transformações, também a venda ao público está concentrada em grandes cadeias de distribuição. Como reacção a esse cenário algumas dezenas de livrarias imaginaram a LI- Livrarias Independentes.”

“Os livreiros podem ser parceiros privilegiados das bibliotecas, das escolas, queremos incentivar a leitura”

João Cruz

“Esquecemo-nos muitas vezes que o mercado não é só Lisboa, se nós somos prejudicados em relação às entregas junto dos grandes grupos, eu imagino uma livraria de Porto Santo ou de Trás-os-Montes. E elas são fundamentais, para a divulgação do livro num interior cada vez mais deserto."

Jaime Bulhosa

terça-feira, julho 29

arrivato

"Il Gattopardo", Tomasi Di Lampedusa, Universale Economica Feltrinelli

"Alves & C.", José Maria Eça de Queiroz, Sellerio Editore Palermo

"Notturno Indiano", Antonio Tabucchi, Sellerio Editore Palermo


"Tristano Muore", Antonio Tabucchi, Universale Economica Feltrinelli

E vieram acompanhados de Italo Calvino, Alessandro Baricco, Primo Levi, Andrea Camilleri, Umberto Eco, entre muitos outros (alguns portugueses traduzidos para italiano - António Lobo Antunes, Fernando Pessoa, José Saramago e Camilo Castelo Branco, claro!)
Débora Figueiredo.

sexta-feira, julho 18

Morte na Pérsia


No centenário do nascimento da grande escritora Annemarie Schwarzenbach, a tinta da china inaugura a colecção de literatura de viagens coordenada por Carlos Vaz Marques.


( filme do primeiro livro da colecção)

De mala aviada


Pois é, eu e o Jaime vamos de férias! Se este blogue ficar parado a culpa é da Débora:)
Até breve.
---
Isabel Nogueira

Santa Cruz - Luís filipe Cristóvão e Ozias Filho

quinta-feira, julho 17

Experiência radical

Sigo a pastelar pelas curvas e contra curvas da estrada Malveira-Sintra, meio distraída da paisagem que me levou por ali. Pela agitação do verde à esquerda, percebo (grande novidade!) que está uma ventania, à direita, curva sim, curva não, aparecem sobre o mar os restos alaranjados do pôr-do-sol. Mais uma curva, de repente um bando de andorinhas envolve o carro e sigo a pilotar, no meio de voos rasantes e improváveis acrobacias aéreas!
--- "Guia de Campo das Aves de Portugal e da Europa",
John Gooders e Alan Harris (ilustração),
Temas e Debates, 2003
---
Região de Lisboa (Um guia de fim-de-semana),
A.A.V.V.,
Lifecooler, 2008

---Isabel Nogueira



quarta-feira, julho 16

Dúvida?


Quem trabalha atrás de um balcão por vezes depara-se com situações melindrosas que podem ferir a susceptibilidade de uma pessoa. São aquelas que nenhum curso de técnicas de vendas nos ensina a resolver. Esta é uma pequena história que os livreiros mais antigos costumavam contar-me:
---
Cliente: Comprei aqui esta Bíblia Sagrada o outro dia e vinha trocá-la.
---
Livreiro: Sabe, teve azar… Provavelmente tem umas páginas em branco? Não é frequente, mas acontece.
---
Cliente: Não é nada disso! Eu queria uma bíblia não ficcionada.
---
Livreiro: (Sussurrando para o colega a seu lado) Não sei se estou perante uma promessa de ateu, um religioso iniciado ou um agnóstico armado em parvo.

Jaime Bulhosa

Na livraria Trama

(Clic na imagem para aumentar)

segunda-feira, julho 14

Cancelado

É com grande pena nossa que informamos que o encontro entre Bruce Holland Rogers e José Mário Silva, anunciado para dia 16/Julho, na Pó dos livros, foi cancelado.
A editora Livros de Areia informou-nos que, por motivos pessoais Bruce Holland Rogers cancelou a sua vinda a Portugal nesta altura, pelo que tanto este encontro como o curso de escrita criativa, que também aqui divulgámos, tiveram que ser igualmente cancelados.
Resta-nos esperar por uma próxima oportunidade... e até lá, ficamos com os livros

"Pequenos Mistérios",
Bruce Holland Rogers,
Livros de Areia. 2007

"Efeito Borboleta",
José Mário Silva,
Oficina do Livro, 2008

quinta-feira, julho 10

micro-leituras

Inspirada pela sessão sobre micro-ficção, que vai realizar-se aqui na Pó dos livros, encontrei uma definição para as minhas leituras na livraria : "micro-leituras" ou os breves momentos em que leio "livros aos bocados".
Nos últimos dias passeio entre estes quatro livros:

Em poucas palavras,
"Efeito Borboleta e outras histórias", José Mario Silva, Oficina do Livro.

Sem palavras,
"A Maçã e a Lagarta" e "A Árvore", Iela e Enzo Mari, Sá da Costa.

Em movimento,
"O Cheiro da Índia", Pier Paolo Pasolini, 90 Graus.

E a andar para trás,
"A História de Roma", Pierre Grimal, Texto & Grafia.

Débora Figueiredo.

É já para a semana

Quarta-feira, 16.07.2008 às 18:00h, aqui na Pó dos livros, uma iniciativa da editora Livros de Areia


JOSÉ MÁRIO SILVA (autor de "Efeito Borboleta" - Oficina do Livro) e BRUCE HOLLAND ROGERS (autor de "Pequenos Mistérios" - Livros de Areia) falam sobre e leêm micro-ficção (evento paralelo ao curso de escrita de Bruce Holland Rogers na FCSH - Universidade Nova)

quarta-feira, julho 9

«O Segredo»

Há quanto tempo não vemos uma campanha pela divulgação da leitura, organizada por um organismo do Estado (pelo menos não tenho dado por isso), com excepção de algumas bibliotecas e escolas, muito mais por carolice de quem lá trabalha, do que outra coisa qualquer. A verdade é quem tem tido esse papel são os privados, as editoras, os livreiros, os leitores mas sobretudo a blogoesfera. Vejam-se os casos dos blogues como: Biliotecário de Babel, Da Literatura, Blogtailors, Cadeirão Voltaire, Ler, Ciberescritas, Livraria Trama, 1979, Planeta Tangerina, Rua da Castela, etc., etc. e desculpem-me os que não referi.

Aqui fica uma ideia do que se pode fazer.

Jaime Bulhosa

sexta-feira, julho 4

a galinha da vizinha*

EL JUEGO DEL ÁNGEL,
Carlos Ruiz Zafón,
Editorial Planeta, 2008
---
Diz-se que de Espanha não vêm bons ventos nem bons casamentos. Quanto a isso não nos queremos pronunciar mas de Espanha vêm muitas coisas de que gostamos, como os livros que por lá se editam e que acabam de chegar à Pó dos livros
---
*título descaradamente roubado ao irmão lúcia
---
Isabel Nogueira

quinta-feira, julho 3

Livro vs e-book

Tenho observado através dos meus filhos, sobrinhos e filhos dos meus amigos, que cada vez mais o livro se apresenta para eles (crianças e adolescentes) como um objecto pouco interactivo, retro e de difícil aceitação. Ao ser substituído sistematicamente por outros objectos mais tecnológicos, perguntei aos meus filhos se não viam nenhuma vantagem na leitura de um livro e propus que pensassem num argumento de um filme sobre este assunto. O resultado foi este:

Jaime Bulhosa

quarta-feira, julho 2

Escrita de micro-ficção




Bruce Holland Rogers (autor de Pequenos Mistérios) e José Mário Silva, (jornalista e autor de Efeito Borboleta) estarão na livraria Pó dos Livros no dia 16 de Julho, pelas 18:30h, para falar sobre a escrita de micro-ficção.

Muito à frente da concorrência...

Na livraria Trama

(Clic na imagem para aumentar)

Escrita criativa



terça-feira, julho 1

Resposta ao passatempo

A resposta à pergunta do último passatempo, feita a Santo Agostinho: - O que é que Deus andou a fazer durante o tempo, antes de decidir criar o mundo? É a seguinte: “Esteve a preparar o inferno para as pessoas que inventaram tais enigmas”.

Nota: Este passatempo gerou alguma polémica pelo facto de termos atribuído a autoria desta frase a Santo Agostinho, quando apenas foi citada por ele. Pela incorrecção pedimos desculpa.