segunda-feira, fevereiro 16

LC Smith & Corona Typewriter Inc. (1912)

Quais terão sido as muitas palavras escritas nesta pequena máquina de escrever? Que frases e sentidos terão elas formado? Que consequências terão tido? Terá a máquina pertencido a um poeta, a um escritor de romances, ou simplesmente a um caixeiro-viajante que registava diariamente as suas vendas?
Quase consigo ouvir o som do bater das teclas, ao ritmo do coração de uma jovem mulher, compondo cartas de amor; ou melhor, quase consigo ouvir um soldado desconhecido, levado à força para França para combater na Batalha de La Lys, escrevendo à revelia dos seus superiores, para além das ordens de serviço, cartas de saudade e relatos tremidos dos horrores da Primeira Grande Guerra.

Mais do que a beleza e a raridade de uma peça de antiquário, o que me atrai nela é poder imaginar as possíveis histórias dos seus originais proprietários. E pensar que a partir de um objecto destes, para aqueles que foram dotados e deixaram correr a imaginação, poder ter nascido um livro.

Nota: Pode vê-la em exposição na Pó dos Livros.

Jaime Bulhosa

5 comentários:

{anita} disse...

É linda :)

Margarida Pereira disse...

Fantástica peça...
Diria que lembra uma arma, se não fosse tão fácil a associação com o facto da palavra o poder ser.
No seu rolo estarão cravejadas sombras de mil letras, ondas de amor, nuvens de desgosto, coisas prosaicas, banalidades e raridades. Mistérios da alma e sorrisos do coração.
Lágrimas?
Então, não?...

fallorca disse...

Além do carrinho de bombeiros que só me apetece fazer «tinóni», passarei a escrever com os olhos empoados de livros. Cool!

Ladislau Couto disse...

Tenho também uma Corona como a da foto. Um luxo histórico, que dobra a parte superior (cilindro) sobre o teclado, para ser colocada em uma caixa-estojo (original) e ser transportada, tal como um notebook de hoje0. Guardo-a com carinho ao lado de uma Remington, da casa Pratt ("Made in Ilion, New York, U.S.A."). Bom vê-las e imaginar quanta beleza devem ter escrito...

babineri disse...

Eu tenho uma maquina dessa, identica em perfeito estado para vender! se alguem interessar por favor entre em contato cmg atraves do email: xpyz_@hotmail.com