quarta-feira, março 11

Edgar Allan Poe


Edgar Allan Poe (Boston, 19 de Janeiro de 1809 — Baltimore, 7 de Outubro de 1849) foi um escritor, poeta, romancista, crítico literário e editor.
Poe é considerado, juntamente com Jules Verne, um dos precursores da literatura de ficção científica e fantástica modernas. Algumas das suas novelas, como The Murders in the Rue Morgue (Os Crimes da Rua Morgue), The Purloined Letter (A Carta Roubada) e The Mystery of Marie Roget (O Mistério de Maria Roget), figuram entre as primeiras obras reconhecidas como policiais, e, de acordo com muitos, as suas obras marcam o início da verdadeira literatura norte-americana.
No dia 3 de Outubro de 1849, Poe foi encontrado nas ruas de Baltimore, com roupas que não eram as suas, em estado de delirium tremes, e levado para o Washington College Hospital, onde veio a morrer apenas quatro dias depois. Poe nunca conseguiu estabelecer um discurso suficientemente coerente, de modo a explicar como tinha chegado à situação na qual foi encontrado. As suas últimas palavras teriam sido, de acordo com determinadas fontes, «It's all over now: write Eddy is no more», em português, «Está tudo acabado: escrevam Eddy já não existe».

«Para mim a poesia não foi nunca uma intenção, mas uma paixão; e as paixões merecem ser tratadas com respeito; não devem – não podem – ser excitadas a nosso bel-prazer com vista às compensações triviais, e às honrarias mais triviais ainda da humanidade»

E.A.Poe

«Poe fez poucos poemas; lamentou-se algumas vezes por não poder entregar-se, não só com mais frequência mas com exclusividade, a esse género de trabalho que considerava ser o mais nobre. Todavia, a sua poesia tem sempre um efeito poderoso. (…) É algo de profundo, espelhando como o sonho, misterioso e perfeito como o cristal.»

Charles Baudelaire

Título: Obra Poética Completa
Autor: Edgar Allan Poe
Tradução, introdução e notas: Margarida Vale de Gato
Ilustrações: de Filipe Abranches
Capa dura: Vera Tavares (sobre ilustração de Filipe Abranches)
ISBN: 9789728955939
PVP: 27.70 €

Nenhum comentário: