sexta-feira, março 27

EXPOSIÇÃO Formas e Energias Colecção de Arte Africana de Eduardo Nery

(clique no logo para mais informações)



Páteo da Galé (Terreiro do Paço)
Até 30 de Junho

Inauguração 29 de Março


Máscaras, esculturas, cerâmicas, tecidos, mobiliário e instrumentos de música… Cerca de 220 objectos de arte tradicional da África Sub-Sahariana da colecção particular do artista plástico Eduardo Nery.

A Câmara Municipal de Lisboa inaugura no dia 29 de Março a exposição Formas e Energias - Colecção de Arte Africana de Eduardo Nery, no Páteo da Galé (Terreiro do Paço). Trata-se de uma colecção de arte tradicional dos povos africanos sub-saharianos com cerca de 220 peças entre as quais se destacam esculturas, tecidos, máscaras, peças de mobiliário e instrumentos musicais.

Inicialmente para Eduardo Nery mais importante que a função, simbologia ou pertença a um grupo étnico de cada objecto, eram as suas características estéticas ou plásticas.
Posteriormente, a sua selecção de coleccionador evoluiu para o equilíbrio entre valores estéticos e testemunhos de ordem cultural e funcional.

O comissariado do projecto é da responsabilidade do Prof. José António Fernandes Dias (doutorado em Antropologia, professor na Faculdade Belas Artes da Universidade de Lisboa), que em diálogo com Eduardo Nery optou por se afastar da organização em grupos funcionais, preferindo os grupos estéticos relacionados com a Arte Ocidental.
Desse modo, a exposição é constituída pelos núcleos de: realismo e classicismo; cubismo e geometrização; surrealismo e fantástico; expressionismo; hieratismo e dinamismo.

A exposição inclui ainda algumas fotografias da autoria de Eduardo Nery, nas quais recorreu a objectos da sua colecção com o propósito de exprimir e de reforçar o seu valor mágico e poético.

Nota: A livraria Pó dos Livros vai lá estar com livros sobre o tema da exposição e não só.

Nenhum comentário: