domingo, maio 31

Dia Mundial da Criança

Porque acho que um livro e um grande abraço é a melhor prenda que se pode dar no dia mundial da criança, aqui fica uma listagem cheia de sugestões para todos os gostos e feitios. Aproveitem o dia.

Para os faladores - "És mesmo tu", Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho, Planeta Tangerina.

Para os músicos - "A aula de Tuba", T.C. Bartlett, Gatafunho.

Para os que gostam de peixes - "O Aquário", João Pedro Mésseder e Gémeo Luís, Deriva; "Nadadorzinho" Leo Lionni, Kalandraka e "O Polvo Coceguinhas", Ruth Galloway, Minutos de Leitura.


Para os sonhadores - ""Um dia normal de escola", Colin Mcnaughton e Satoshi Kitamura, Gatafunho.

Para os activistas - "Guia do jovem consumidor ecológico", John Elkington, Julia Hailes e Tony Ross, Gradiva; "Todos nós nascemos livres", Paulinas

Para os "non-sense" - "Baralhando histórias", Gianni Rodari, Kalandraka.

Para os criativos - "O ponto", Peter H. Reynolds, Bruáa; "Sabe-se lá como é o crocodilo...", Eva Montanari, Livros Horizonte.

Para os perguntadores - "Donde vem a pimenta", Manuela Olten e Brigitte Raab, Gatafunho.

Para os colecionadores - "A colecção", Margarida Botelho, Calendário.

Para os que gostam de lobos - ""Um lobo pela trela"Daniella Vignoli e Guido Vignoli, Livros Horizonte; "Lobo Feroz", Chené Gomez e Paracrúa Gomez, OQO e "Mais uma ovelha", Russel Ayto e Mij Kelly, Livros Horizonte.

Para os irmãos - "Tucha e Bicó", Leonor Praça, Plátano; "Fred e Maria", Rita Taborda Duarte e Luís Henriques, Caminho.
Para os bem-humorados - "28 histórias para rir", Ursula Wolfel e João Vaz de Carvalho, Kalandraka.

Para os solidários - "O incrível Sr. Zooty", Emma Chichester Clark, Gatafunho.

Para os piratas - "Ilha do Tesouro", Robert Louis Stevenson, François Roca, Porto Editora; "Piratologia", Livros Horizonte e "Piggy Wiggy Pirata", Christyan Fox e Diane Fox, Minutos de Leitura.

Para os partilhadores - "Os presentes", Maria Keil, Livros Horizonte.

Para os sem palavras - "O Balãozinho vermelho", Iela Mari, Kalandraka e "Ah", Josse Goffin, Kalandraka.


Para os cientistas - "O novo mundo do Sr.Tompkins", Russell Stannard e George Gamow, Gradiva e "O tempo e o espaço do tio Alberto", Russell Stannard, Edições 70.

Para os evolucionistas - "Henriqueta a tartaruga de Darwin", José Jorge Letria e Afonso Cruz, Texto Editora; "A árvore da vida", Peter Sís, Terramar e "Darwin e a verdadeira história dos dinossauros", Luca Novelli, Gatafunho.

Para os comichosos - "Os piolhos do miúdo e os miúdos do piolho", Rita Taborda Duarte e Luís Henriques, Caminho.

Para os aflitos - "Está um hipopótamo na minha cama", Beatrice Masini e Pia Valentinis, Livros Horizonte e "Chau, chau penico!", Benoît Charlat, Gailivro.

Para os inventores - "Um dia na praia", Bernardo Carvalho, Planeta Tangerina e "As ideias da Bia", Elisabeth Baguley e Gregoire Mabire, Minutos de Leitura.

Para os que gostam de monstros - "Um pesadelo no meu armário", Mercer Mayer, Kalandraka.

Para os informáticos - "A bruxa Mimi e o computador", Valerie Thomas e Korky Paul, Gradiva.

Para os disparatados - "Hipopótamo porcalhão", Gatafunho, "A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça", Werner Holzwarth e Wolf Erlbruch, Kalandraka.

Para os rurais- "200 Amigos (ou mais) para uma vaca", Alessia Garili e Miguel Tanco, Livros Horizonte; "Ainda nada", Christian Voltz, Kalandraka.

Para os que se acham "os maiores" - "As quatro maçãs", David McKee, Gatafunho.

Para os vagarosos e para os apressados - "A lebre e a tartaruga", Helen Ward, Caminho.

Para os viajantes - "As duas estradas", Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho, Planeta Tangerina; "As viagens de Gulliver", Jonathan Swift, Vega.


Para os que fazem perguntas difíceis - "O livro dos grandes opostos filosóficos", Oscar Brenifier e Jacques Després, Edicare; "Para onde corre a raça humana", Jamie Lee Curtis, Quasi e "A grande questão", Wolf Erlbruch, Bruáa.

Para os bibliófilos - "Sara e o gigante das histórias", Laurence Bourguignon, Minutos de Leitura; "O incrível rapaz que comia livros", Oliver Jeffers, Orfeu Negro e "A biblioteca mágica", Jostein Gaarder, Presença.

Para as princesas e fadas - "Fada-bruxa", B. Mine e Carl Cneut, Kual ; "A princesa que bocejava a toda a hora", Elena Odriozola e Carmen Gil, OQO;"A princesa baixinha", Beatrice Masini e Octavia Monaco, Livros Horizonte; "O Feiticeiro de Oz", Frank L. Baum e Lizbeth Zwerger, Ambar.

Para os cavaleiros - "Como ser um cavaleiro", Livros Horizonte e "Joana e o dragão", Cristina Lastrego e Francesco Testa, Presença.

Para os injustiçados - "É tão injusto!", Pat Thomson e Jonathan Allen, Gatafunho.

Para os que não gostam de comer - ""Ssschlep", João Pedro Mésseder e Gémeo Luís, Edições Eterogémeas; "Come a sopa, Marta", Marta Torrão, Bichinho de conto.

Para os artistas - "Pablo o pintor", Satoshi Kitamura, Gatafunho, "Moncho e a mancha", Kiki Dasilva"Kalandraka.

Para os historiadores - "Uma pequena história do mundo", E.H. Gombrich, Tinta da China e "História ilustrada das grandes Descobertas", Clarke Hutton, Bertrand.

Para os cantadores - "Sementes de Música", Paulo Ferreira Rodrigues e Ana Maria Ferrão, Caminho e "Canta o galo gordo", Gonçalo Pratas, Inês Pupo e Cristina Sampaio, Caminho.

Para os que gostam de histórias passadas na Floresta - "Contos da Mata dos Medos", Álvaro Magalhães e Cristina Valadas, Assírio & Alvim e "O Vento nos Salgueiros", Tinta da China.

Para os corajosos - "Grufalão", Julian Donalson, Verbo e "O pequeno livro dos medos", Sérgio Godinho, Assírio & Alvim.

Para os que gostam de histórias muito divertidas - "O nabo gigante", Niamh Sharkey e Alexis Tolstoi, Livros Horizonte; "Pau de Giz", Marije Tolman e Iris van der Heide, Gatafunho e "O rapaz dos hipopótamos", Steven Kellog e Margaret Mahy, Livros Horizonte .

E para ti?

Débora Figueiredo

4 comentários:

hpc disse...

Ideia fantástica! Ainda por cima pode dar o mote para uma conversa divertida: Vamos lá ver a que grupo pertendes.

dora disse...

óptima lista-ideia, Débora.

JL disse...

Olá!

Tenho seguido o vosso blog e sou fã da vossa livraria! Este foi um dos melhores textos que li e sugestões divinais. Parabéns pelo vosso amor aos livros!

João Lima

Paula disse...

Obrigado pelas sugestões!!
;)