sábado, maio 9

Passatempo :


Leia os inícios destes 8 clássicos e coloque-os por ordem de títulos e respectivos autores. Para o primeiro e-mail enviado (podoslivros@gmail.com) com a ordem correcta, temos para lhe oferecer o livro: O Planalto e a Estepe de Pepetela.

--
Orlando – Virgínia Woolf
Capitães da Areia – Jorge Amado
O Deus das Moscas – William Golding
1984 – George Orwell
Histórias Extraordinárias – Edgar Alan Poe
Admirável Mundo Novo – Aldous Huxley
O Conde de Monte-Cristo – Alexandre Dumas
O Jogador – Fiódor Dostoiévski


--
1 - «Sob a lua, num velho trapiche abandonado, as crianças dormem.
Antigamente aqui era o mar. Nas grandes e negras pedras dos alicerces do trapiche as ondas ora se rebentavam fragosas, ora vinham se bater mansamente. A água passava por baixo da ponte sob a qual muitas crianças repousam agora, iluminadas por um réstia amarela de lua.»

2 - «Ele – pois não poderia haver dúvidas quanto ao seu sexo, embora a moda da época contribuísse até certo ponto para o dissimular – estava a golpear uma cabeça de mouro suspensa das vigas do telhado. Esta era da cor de uma velha bola de futebol, e mais ou menos do mesmo feitio, tirando as faces encovadas e uma madeixa ou duas de cabelo crespo e ressequido, como os pêlos de um coco.»

3 - «As mil injúrias de Fortunato, eu suportei o melhor que pude, mas quando ele chegou ao insulto, então jurei vingança.»

4 - «Era um dia claro e frio de Abril, nos relógios batiam as treze. Winston Smith, queixo aninhado no peito, num esforço para se proteger de malvado vento, esgueirou-se depressa por entre as portas de vidro das Mansões Vitória, não tão depressa, porém, que não entrasse com ele um turbilhão de poeira arenosa.»

5 – «Em 24 de Fevereiro de 1815, o vigia de Nossa Senhora da Guarda assinalou os três mastros Pharaon, vindo de Esmirna, Trieste e Nápoles.
Como de costume, um piloto costeiro largou imediatamente do porto, passou rente ao Castelo de If e abordou o navio entre o cabo de Morgion e a ilha de Rion.»

6- «Voltei, finalmente, após duas semanas de ausência. A nossa gente há três dias que está em Roletenburgo. Pensei que me esperavam com impaciência, mas enganei-me. O general olho-me com um desprendimento extremo, falou comigo de alto e apontou-me para a irmã, que a fosse cumprimentar. Certo e sabido que o general tinha arranjado dinheiro em qualquer lado.»

7- «Um edifício cinzento e atarracado, de apenas trinta e quatro andares, tendo por cima da entrada principal as palavras:

CENTRO DE INCUBAÇÃO E DE CONDICIONAMENTO DE LONDRES-CENTRAL
e, num escudo, a divisa do Estado Mundial:

COMUNIDADE, IDENTIDADE, ESTABILIDADE»

8- «O rapaz de cabelo alourado desceu os últimos palmos de rocha e encaminhou-se para a lagoa. Apesar de ter tirado a camisola da escola, que agora lhe pendia de uma mão, a camisa cinzenta colava-se-lhe à pele e sentia o cabelo pegajoso na testa. Em torno dele, a vasta cicatriz rasgada na selva ressumava calor»

Nenhum comentário: