quinta-feira, junho 18

Culturómetro


A Pó dos livros teve acesso exclusivo a um novo instrumento científico resultante de um extenso e minucioso estudo, levado a cabo pelos principais cientistas e investigadores das melhores universidades do país. Este instrumento mede a relação entre o número de livros lidos por ano e o nível cultural. Apresentamos aqui, em primeira mão, os resultados do Culturómetro.

Nota: Consideramos que este instrumento tem algumas limitações, pois não contabiliza as leituras de blogues, do facebook, do twitter, de jornais ou revistas do jetset. Peca também por apenas medir a quantidade de livros lidos por ano, não tendo em conta a qualidade. Enfim, são os instrumentos que temos.

O BÁSICO - de 0 a 0 livros por ano
Características: De raciocínio lento, não consegue verbalizar um pensamento de forma minimamente estruturada.
Culturalmente: Uma nulidade.

O IGNORANTE – de 0 a 1 livro por ano
Características: Pouco mais consegue do que verbalizar ideias feitas.
Culturalmente: Conhece os nomes dos presidentes do Benfica, Porto e Sporting.

O DESINTERESSANTE – de 1 a 5 livros por ano
Características: Verbaliza as ideias de forma estruturada, mas não tem opinião própria.
Culturalmente: Conhece os nomes dos presidentes do Benfica, Porto e Sporting e ainda os nomes do presidente da República e do primeiro-ministro.

THE ORDINARY PEOPLE – de 5 a 10 livros por ano
Características: É bilingue, tem opinião, verbaliza de forma cuidada e inteligente.
Culturalmente: Conhece os nomes dos presidentes da República, primeiros-ministros e ministros dos principais países europeus.

O INTELECTUAL – de 10 a 20 livros por ano
Características: É pago para ser ouvido e tem opinião sobre tudo.
Culturalmente: Sabe tudo o que os outros sabem, para além daquilo que os outros não querem saber. Faz questão de saber os nomes dos presidentes do Benfica, Porto e Sporting.


O ERUDITO – de 20 a 40 livros por ano
Características: Rápido, eloquente, com ideia próprias e poliglota.
Culturalmente: Conhece os nomes dos presidentes, reis e rainhas dos 27 países da Europa, bem como do resto do mundo. Recusa-se a saber os nomes dos presidentes do Benfica, Porto e Sporting.

O NERD – de 40 a ∞ livros por ano
Características: Sem dados (ninguém o vê, porque está sempre escondido atrás de um livro).
Culturalmente: Não tem vida social de espécie alguma.
-
Jaime Bulhosa

11 comentários:

menina limão disse...

a Pó dos Livros é claramente nerd. Mas não é verdade que não tem vida social.

Sara disse...

Heeiii!!!! Eu fico no ERUDITO, mas não sei o nome dos presidentes dos clubes de futebol, nem dos reis e raínhas da Europa. Podem incluir que os ERUDITOS usam quase sempre óculos porque tanta leitura estragou-lhes a vista (eu que saiba)e que estão sempre com um livro atrás (eu que o saiba).

MrBike disse...

este post é fantástico!

CAP CRÉUS disse...

Eu acho que fico no intelectual, mas apenas porque leio esta quantidade de livros por ano...Mas só por isso!

F. disse...

... Não me parece de todo que ler mais de 40 livro/ano seja sinónimo de Nerd, e consequente: "Não tem vida social de espécie alguma"!
Leio 2 livros por semana aproximadamente, dependendo do livro, e tenho Vida Social de váriadas espécies :)!

alexandra Vidal disse...

Muito bom, só não concordo com a última definição, na parte da vida social, na de nerd até considero elogio.

Pó dos Livros disse...

Caro(a) F.
De facto o culturómetro tem muitas deficiências e está ainda em fase muito experimental. :)

RC disse...

Caro Jaime,

Eu leio os livros de um ERUDITO, mas as minhas características são as de um INTELECTUAL.
O aparelho está avariado?
Serei um híbrido?
Terei problemas de personalidade?

Pó dos Livros disse...

Caro RC,
Terá que vir à Pó dos livros submeter-se ao culturómetro para lhe podermos responder com mais objectividade. Mas receio que seja um daqueles casos raros em que o aparelho se baralha. :)

BIBLIORIOS disse...

Nos ha parecido un invento extraordinario y nos hemos permitido la licencia de fabricar la versión española. Espero que les guste. Gracias por su aportación inestimable a la Historia de la Cultura de la Humanidad.

Pati disse...

Bom, meu marido pediu para eu falar a quantidade de livros que leio...este ano foram 51...muitos eu reli, pois como livro ainda é muito caro no Brasil eu sou "obrigada" a lê-los de novo...rsrsrs...não assisto TV aberta...detesto e como a cabo esta muito cara...eu leio...agora descobri os sebos na internet e consigo comprar mais livros, também pego muitos livros emprestados com a familia e os amigos, mas eu devolvo todos é claro!
Mas discordo do Culturometro, pois tenho vida social sim!!!
Tenho duas filhas, trabalho de tarde na minha escola e a noite na minha cantina, namoro meu marido muito, sempre vamos ao cinema e saimos muito para jantar ou assistimos muitos filmes em DVD, outra paixão que tenho...DVDmaniaca!!!
Mas sempre tiro umas 3 ou 4 horas para ler diariamente e também leio muito rápido pois desde criança tenho o habito de ler, acho uma pena o Brasil ser um país de poucos leitores...os livros tem o poder de nos transportar para outras vidas e mundos e isso não tem preço...