terça-feira, julho 28

Onde se fala de...bordados

Título: Emborderies
Autor: Marjane Satrapi
Edição: Pantheon Books
ISBN: 9780375423055
PVP: 16.95€

Da autora de Persepolis chega-nos este olhar divertido e elucidativo sobre a vida sexual das mulheres iranianas. Em Emborderies, Marjane Satrapi reúne para uma tarde de chá e conversas a sua avó sem-papas-na-língua , a sua estóica mãe, e a sua glamorosa e excêntrica tia com as amigas e vizinhas. Naturalmente, o assunto encaminha-se para o amor, o sexo e os caprichos dos homens.
Ao longo da tarde, estas mulheres vibrantes partilham os seus segredos, as suas mágoas a as suas frequentemente ultrajantes histórias sobre, entre outras coisas, como fingir a virgindade, como escapar a um casamento combinado, como aproveitar os milagres da cirúrgia plástica e como disfrutar de ser uma amante. Simultaneamente hilariantes e reveladoras estas são histórias sobre até onde as mulhres estão dispostas [ou são compelidas] a ir para encontrar um homem, manter um homem ou, mais importante que tudo, manter as aparências.
Cheia de surpresas, esta incursão nas vidas privadas de umas quantas mulheres fascinantes, cujas histórias de vidas e amores nos parecerão ao mesmo tempo profundamente familiares e diferentes das nossas, certamente trará sorrisos de reconhecimento às faces de mulheres de todo o lado - e ensinar-nos-á a todos uma coisinha ou duas.

Nenhum comentário: