sábado, agosto 29

John Dos Passos (Chicago 1896-1970)

Paralelo 42 é o primeiro volume da triologia U.S.A., que celebrizou John dos Passos como um dos maiores escritores norte-americanos do século XX ao fazer um esboço grandioso e caleidoscópio de uma nação em vias de se tornar uma superpotência. Tal como o paralelo que lhe dá título, este livro atravessa o coração dos Estados Unidos, ao seguir as vidas de cinco personagens nos anos que antcederam a Primeira Guerra Mundial. Mac, Janey, Eleanor, Ward e Charley são oriundos de diferentes partes do país e de diferentes estratos socio-culturais, e todos eles perseguem a sua versão do sonho americano. As suas histórias e percursos, que ora convergem ora divergem, são entrecortados por técnicas narrativas experimentais - como o recurso a colagens de notícias ou a fragmentos de um fluxo de consciência autobiográfico -, permitindo ao leitor construir, a cada página, um mapa detalhado da psique americana.


Título: Paralelo 42
Autor: John Dos Passos
Tradução: João Martins
Edição: Presença, 2009
ISBN: 9789722341684
PVP: 20,00€

Um comentário:

anareis disse...

Querido(a) novo(a) amigo(a),estou precisando muito da ajuda de todos os amigos. estou montando uma minibiblioteca comunitária pra crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,se voce puder me ajudar estou fazendo uma campanha de doações. pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3, ou pode doar livros ,ou pode doar máquina de costura, ou pode doar retalhos, ou pode doar computador usado. se quizer fazer aguma doação entre em contato com meu email: asilvareis10@gmail.com ,eu darei o endereço de remessa. se voce não puder me ajudar com doações pode divulgar minha campanha, tenho 2 blogs no google gostaria da sua visita: Eulucinha.blogspot.com ,obrigado pela sua atenção.