segunda-feira, janeiro 11

Quantos livros tenho de ler para ser culto?


- Disseram-me que aqui, nesta livraria, é que tem livreiros a sério?

- Ai sim?...

- Diga-me, por favor, quantos livros tenho de ler para ser culto?

O livreiro, um pouco atrapalhado:

- Bem… Não sei...

- Vi logo que não sabia.

- Não é isso! Acho que depende mais dos títulos do que propriamente da quantidade.

- Ah! Está a querer dizer-me que se eu ler o livro certo passo a ser culto?

- Não exactamente!...

- Então porque foge à questão? Não é você um livreiro?

O livreiro, já um pouco irritado:

- Sei lá, uns cinco mil, dez mil…

- Agora sim! Pode dar-me a lista?

- Mas meu caro senhor…

- Ah, ah, ah, estava a brincar.


Jaime bulhosa

4 comentários:

Avelaneira Florida disse...

Este livreiro é estupendo!!!!
Tenho é pena dos clientes, como este, que terá de "aturar"!!!!!
Mas, nos dias que correm, temo que cada vez menos apareçam clientes a quererem ser "cultos" através da leitura...

Já contei, aos meus "besouros" a sua estória do diálogo entre pai e filho a propósito do "funil"...eles conseguiram entender!!!!
Acho que as partilhas que aqui nos deixa poderão ajudar a "conseguir" despertar para a leitura algumas jovens cabeças!!!!
Obrigada!

Gi disse...

Interessante...
Qts livros ler para ser culto?
E será preciso ler muuuuiiiitos livros para se ser culto?

Eu leio. Adoro ler! Queria muito ter tempo para ler muito mais, mas actualmente apenas tenho tempo para leituras técnicas, mais direccionadas para a profissão e para o estudo!
mas durante as férias, faço questão de por a leitura mais lúdica em dia. Ai se faço!
Tenho mts livros em casa, todos lidos. Mas sonho ter um grande escritório com as paredes completamente forradas a livros... livros... livros... e ter tempo para os ler todinhos!
Parabéns Pó dos Livros!

Ana Tarouca disse...

Isto de ler só para ser culto soa a promessa, ou melhor, castigo! É certo que ler abre horizontes mas só para os que degustam as palavras com prazer, saboreando...hum!!! :)))

Anônimo disse...

Eu já li muitos e bons livros. Mas cada vez me sinto menos culta :(