quarta-feira, abril 7

Contos da América profunda


"(...) no momento em que uma pessoa tomava uma das verdades para si própria, chamando-lhe a sua verdade, e se esforçava por conduzir a sua vida de acordo com essa verdade, a pessoa tornava-se grotesca e a verdade que abraçava tornava-se uma mentira."
in Winesburg, Ohio, de Sherwood Anderson
---
---

Winesburg, Ohio é um vivo retrato de uma pequena povoação da América profunda. O fio condutor da narrativa é o jovem George Willard, um repórter do jornal local a quem os habitantes da povoação confidenciam as suas esperanças, sonhos e medos. Com uma escrita tão depurada como sensível, Anderson mostra-nos a vida íntima de figuras estranhas e comoventes marcadas pelo desassossego e pela solidão.
---
Winesburg, Ohio é considerada uma obra de referência da narrativa norte-americana e o quilómetro zero de onde partem, entre muitos outros, Hemingway, Faulkner, Cheever, Carver e Updike.
---
"Winesburg, Ohio de Sherwood Anderson é um daqueles livros de tal modo conhecidos pelo título que imaginamos saber o que há dentro dele: o esboço de uma população vista mais ou menos em corte transversal, de uma pequena cidade do Midwest americano. É tanto isto quanto os quadros de Edward Munch são retratos da classe média norueguesa na viragem do século. O mais importante, para Anderson e para Munch, não são as roupas e os móveis ou sequer os corpos, mas o grito que eles escondem - a pressão ou torsão psicológica sob a aparência social. Por mais que o seu tom possa soar como factual, Winesburg, Ohio é febril, fantasmático, onírico. Anderson tinha apropriadamente intitulado esta colectânea de contos frouxamente interligados O Livro do Grotesco; o seu editor, B. W. Huebsch, sugeriu um título mais apelativo. O livro foi publicado em 1919, quando Anderson tinha quarenta e três anos; valeu-lhe a fama e continua a ser a sua obra-prima."
do posfácio, de John Updike
---
---
Título: Winesburg, Ohio
Autor: Sherwood Anderson
Tradução: José Lima
Edição: Edições Ahab, 2010
ISBN: 9789899634039
PVP: 17,95€

Um comentário:

fallorca disse...

Já és o 2.º ou 3.º blogue que me pretende arruinar o orçamento; calha-te a ti, disse-me um adivinho, também :)