quinta-feira, abril 8

Curiosidades nominais


Vá-se lá saber porquê, Jane Austen detestava o nome Richard (veja-se o primeiro parágrafo de A Abadia de Northanger) e boicotava-o resolutamente.
---
O nome Wendy diz-se que foi inventado por J. M. Barrie, autor de Peter Pan.
---
A primeira mulher de Evelyn Waugh chamava-se Evelyn. Será esta a única ocasião na história da literatura em que esta coincidência homónima se verificou?
---
Diz a lenda, que Florence Nightingale foi a primeira mulher a ser baptizada com este nome; os seus pais quiseram celebrar o facto de ela ter nascido nesta cidade italiana. A sua irmã, Parthenope, teve menos sorte, tendo nascido em Nápoles. (Parténope era o nome antigo da cidade).
---
Charles Dickens adoptou o nome Florence para a jovem heroína do seu romance Dombey & Son (1848). O que não fica claro é como é que Dickens se lembrou de tal nome, anos antes de a senhora com a lâmpada na mão se ter tornado famosa na Guerra da Crimeia, em 1855.

Um comentário:

Luís R. disse...

Infelizmente, o nome Florence já existia muitos anos antes de Dickens, surgindo até em documentos do século XVIII.

Já Wendy crê-se um diminutivo de Gwendolyn, mas a existência de rapazes com esse nome deixa as origens um pouco na dúvida. Barrie é responsável pela sua popularidade, e nada mais. Este artigo no The Straight Dope conta o resto: http://www.straightdope.com/columns/read/2057/was-the-name-wendy-invented-for-the-book-peter-pan