terça-feira, maio 18

Amiguismo


É por causa de livros como estes que eu ainda sou livreiro. Podem acusar-me à vontade de amiguismo; sim é verdade, dou destaque na loja, na montra, no blogue e continuarei a dar a todos os livros desta colecção. Confesso, privilegio os meus amigos e companheiros: Fiódor Dostoiévski, Denis Diderot, Jack London, Vladímir Korolenko, Máximo Gorki.

Jaime Bulhosa


...Enquanto ela aqui estiver, ainda está tudo bem: aproximo-me e vejo-a a cada minuto; mas amanhã levam-na - e como vou eu ficar sozinho? Agora está na ala, em cima da mesa, juntaram duas mesas de jogo, e a urna virá amanhã, branca, revestida de seda branca, mas não é disso que se trata... Não paro de andar para cá e para lá e quero compreender tudo isto. Há já seis horas que procuro compreender e ainda não consegui ordenar as ideias. É que não paro de andar, andar, andar de cá para lá... Eis como as coisas se passaram. Vou simplesmente contar por ordem. (Ordem!)

-
edição: Arbor Litterae
título: A Submissa
autor: Fiódor Dostoiévski
formato: 13x20cm
n.º pág.: 108
pvp: 10.00€



Logo que se acaba um conto, ele pertence a quem o escuta; e por pouco que o conto dure, é raro que o contador não seja algumas vezes interrompido pelo seu ouvinte. Eis porque introduzi na narrativa que se vai ler, e que não é um conto, ou que é, em caso de dúvida, um mau conto, uma personagem que desempenha, por assim dizer, o papel do leitor; e eu começo.

-
edição: Arbor Litterae
título: Isto Não é um Conto
autor: Denis Diderot
formato: 13x20cm
n.º pág.: 88
pvp: 10.00€
(brevemente à venda nas livrarias)

2 comentários:

{anita} disse...

hummm, esse fragmento do Dostoiévski é delicioso... dá mesmo vontade de continuar a ler.

Livraria Capítulos Soltos disse...

Por aqui é igual. ;)
Damos os destaques necessários aos livros de que gostamos.
Abraço,
Bruno Malheiro