quinta-feira, agosto 26

Bater no fundo

Sou um homem doente… sou um homem mau. Um homem repulsivo, é isso que eu sou. Acho que tenho alguma coisa no fígado. De qualquer modo, não entendo que raio de doença é a minha, não sei ao certo o que me faz sofrer. Não me trato, nunca me tratei, embora respeite a medicina e os doutores. Além do mais, é intolerável como sou supersticioso; enfim, o suficiente para respeitar a medicina. (Sou bastante instruído para não ser supersticioso, mas sou supersticioso.) sim, é por maldade que eu não me trato. Aposto, meus senhores, que isso é uma coisa que não compreendeis. Mas eu, sim! Evidentemente, não serei capaz de explicar-vos a quem ando eu a tramar seguindo deste modo a minha maldade; sei perfeitamente que não ando a tramar os médicos quando recuso tratar-me; sou a pessoa mais bem colocada para saber que isso só a mim prejudica e a mais ninguém. Mesmo assim, se não me trato é por maldade. Dói-me o fígado. Tanto melhor, pois que me doa ainda mais!

12 comentários:

Cláudia disse...

Soube-me a pouco... Quem é o autor?

Pó dos Livros disse...

Ups! esqueci-me de dizer que é Dostoiévski, Fiódor, "Cadernos do Subterrâneo. Mas já agora vou deixar estar para ver se alguém dá por isso. eheheh ;)

Jaime

Cláudia disse...

Obrigada :)

Vi que entretanto no Facebook alguém identificou. Preciso de ler mais!

Eduardo F. disse...

Olá.

Eduardo F. disse...

Bem, eu reconheci, mas vinha cá perguntar para ter a certeza.

Reconheci também, e isso quero perguntar, que não se trata da tradução pela qual tomei contacto (foi há meses... bem, ainda sou novo nestas coisas) da obra... - e que nem me atrevi a ler mais, para não ficar com a delícia estragada...

Não é, portanto, a tradução das Ed. Quasi (não sei qual o tradutor). Cheira-me que será a da edição da Assírio.
Há outras nas livrarias, já agora,?

Qual a melhor para o amigo?

Obrigado.

Pó dos Livros disse...

Eduardo F.

Esta tradução (parece-me boa) é feita directamente do Russo por Nina Guerra e Filipe Guerra e a edição é de bolso, B.I. 017 (Biblioteca Editores Independentes), Pvp: 8.00€.

Obrigado
Jaime

Eduardo F. disse...

Obrigado pela dica.

(Eu já suspeitava...)
:)

mariana disse...

eu reconheci na primeira linha!
o meu autor preferido! ja posso ir trabalhar para a po dos livros?

Pó dos Livros disse...

Mariana,

Pode, se for de borla. eheheh ;)

Jaime

Anônimo disse...

ehehe, funny. vou pensar nisso. já agora, tem por ai uma esplanada sobre o mar? do nosso Vergílio ?

Pó dos Livros disse...

"Esplanada Sobre o Mar" de Vergílio Ferreira está esgotado.

Obrigado

Mariana disse...

Hum..Ok,

Obrigada