sexta-feira, agosto 13

Se Isto É Um Homem



Tenho o hábito de escolher a dedo alguns livros para ler nas férias – não fosse eu um livreiro –, mas, sistematicamente, e não sei porquê, acabo sempre por roubar o que os outros levam para ler. Foi o que sucedeu novamente este ano e com vários livros, entre eles, Se Isto É Um Homem, de Primo Levi. Não resisti, era um daqueles livros que sempre tinha ouvido dizer ser de leitura obrigatória. Sentado à beira-mar, na cadeirinha de praia – não se riam, sei que ainda não tenho idade para cadeirinha de praia, mas, convenhamos, é tão mais confortável para ler –, comecei a lê-lo. O primeiro impulso que tive, após as perturbadoras primeiras páginas, foi deixá-lo para outra altura, não fosse o tema do Holocausto estragar-me as férias. Mas aconteceu precisamente o contrário, por cada linha que lia, feita das memórias de sofrimento do autor, por cada horror contado, por cada homem para quem o amanhã deixava de fazer sentido, eu tomava consciência da precariedade da vida e da liberdade e gozava triplamente a sorte que tinha em estar sentado ao sol, naquela cadeirinha de praia.

«Na noite de 13 de Dezembro de 1943, Primo Levi, um jovem químico membro da resistência, é detido pelas forças alemãs. Tendo confessado a sua ascendência judaica, é deportado para Auschwitz em Fevereiro do ano seguinte; aí permanecerá até finais de Janeiro de 1945, quando o campo é finalmente libertado. Da experiência no campo nasce o escritor que neste livro relata, sem nunca ceder à tentação do melodrama e mantendo-se sempre dentro dos limites da mais rigorosa objectividade, a vida no Lager e a luta pela sobrevivência num meio em que o homem já nada conta. Se Isto é um Homem tornou-se rapidamente um clássico da literatura italiana e é, sem qualquer dúvida, um dos livros mais importantes da vastíssima produção literária sobre as perseguições nazis aos judeus.»

Jaime Bulhosa

Editor:Teorema

Ano de edição: 2009

ISBN: 9789726957829

C.I.: 00000212348

Número de páginas: 176

Tradutor: Simonetta Cabrita Neto

Encadernação: Brochad

PVP: 14.13€


3 comentários:

Silvia disse...

É um livro fantástico :)

Teresa Coutinho disse...

Realmente é um livro pesado para se ler nas férias. Tomei conhecimento que este "Se isto é um homem", é o primeiro de uma série de três livros. A história continua em "A trégua" e termina com "Os que sucumbem e os que se salvam".

Moura Aveirense disse...

É um excelente livro... e, por coincidência, também o li na praia :) As férias de Verão são sempre uma excelente oportunidade para disfrutar de boas leituras.

Continuação de boas férias, se for o caso,

Moura Aveirense