quinta-feira, janeiro 13

Escrever um livro


Se um dia chegar a ser muito velhinho, vou escrever um livro. É uma promessa que tenho feito a mim próprio. Não, não desesperem... pode ser que até lá perca a memória* ou tenha ganho juízo.**

livreiro anónimo

* Memória: Frequentemente, o envelhecimento está associado a dificuldade de memória e à lentidão de raciocínio. Nesse sentido, acredita-se que os idosos fiquem com dificuldade em lembrar e compreender as situações novas que lhes são apresentadas, mas em contrapartida, superam os jovens em raciocínios que exigem maior “sabedoria”. Evidentemente a sabedoria não surge, necessariamente, com a idade. Contudo, e com um pouco de sorte, a idade acontece por si só. E é com ela, e à custa dela, que infelizmente na maior parte das vezes, a sabedoria finalmente se manifesta.
** Juízo: é o processo que conduz ao estabelecimento das relações significativas entre conceitos, que conduzem ao pensamento lógico objectivando alcançar uma integração, que possibilite uma atitude racional frente as necessidades do momento.
Jaime Bulhosa


4 comentários:

R.Joanna disse...

Caro Jaime, creio que seria mais correcto dizer (ou escrever) "ter ganhado":

http://www.ciberduvidas.pt/pelourinho.php?rid=1679

Parabéns por mais um excelente post

Pó dos Livros disse...

Joanna, tive exactamente essa dúvidae fui ver:
Há bastantes verbos com duas formas de particípio, uma regular, ganhado, outra irregular, ganho. Aqui vão alguns desses verbos:

cobrir – cobrido, coberto

eleger – elegido, eleito

encarregar – encarregado, encarregue

gastar – gastado, gasto

libertar – libertado, liberto

prender – prendido, preso

A regra do emprego duma ou doutra forma é a seguinte: emprega-se a forma regular com os verbos auxiliares ter e haver; e a forma irregular, com os verbos auxiliares ser e estar. Exs.:

Aquele polícia tem prendido muita gente.

O João e o Brito estão/foram presos.

É, portanto, correcto empregar-se a forma ganhado com os verbos ter e haver. Ex.:

O João tem ganhado muito dinheiro.

Há verbos, porém, dos quais tanto podemos empregar com os verbos ter e haver a forma regular como a forma irregular. Um deles é o verbo ganhar:

O João tem ganhado/ganho muito dinheiro.

Obrigado

jaime

Cristina Torrão disse...

E porquê só quando for velhinho? Faça aquilo de que tem vontade, não adie! E, nisto de escrever livros, é sempre bom treinar, ninguém escreve uma obra-prima à primeira tentativa ;)

"Contudo, e com um pouco de sorte, a idade acontece por si só" - bonita frase :)

Anônimo disse...

Tenho essas duas esperanças:chegar a velhinha ( já estou lá perto ) e escrever um livro... de histórias infantis.
Os sonhos, só devem morrer connosco.
Isabel