quinta-feira, setembro 17

Fazer opinião


O auto elogio arrepia-me, por outro lado, o sobejo de modéstia diminui-nos. A verdade é que a Pó dos livros é a livraria independente que mais seguidores tem no facebook. Já ultrapassamos os 50.000, para ser mais exacto 51.162. À primeira vista este facto não teria grande importância e parece uma futilidade. No entanto, 50.000 pessoas enchem um estádio de futebol. E segundo as estatísticas da página do facebook, por cada recensão de um livro, por nós colocada, cerca de 2500 pessoas, por todo o país, lêem-na. Desta forma, não entendo porque é que as editoras não têm um marketing dirigido para pequenos espaços. Dirigem-no apenas para as grandes superfícies. Claro, é óbvio, elas vendem muito, enquanto uma livraria independente vende muito pouco. Mas o que é que faz, de facto, vender um livro? O marketing? Sim, também. Mas não será o boca-a-boca mais convincente e duradouro de que qualquer campanha de marketing? Ainda para mais quando o público das livrarias independentes é constituído por leitores (no sentido tradicional), e não por consumidores de impulso de "produtos-literários". Ora, não serão exactamente os primeiros a fazer opinião? Fica a reflexão.

Jaime Bulhosa

2 comentários:

saltapocinhas disse...

Eu não compro livros em supermercados, a não ser que haja uma "feira" com grandes descontos.
Não há nada que substitua uma livraria!

Seve disse...

Livros são a minha perdição - até no lixo já os "adquiri".