segunda-feira, novembro 14

Se bem me lembro...



- Bom dia. – Diz uma senhora idosa e muito simpática –. Será que me pode ajudar?

- Com todo o gosto.

- Já estive em muitas livrarias e não consigo encontrar o livro que pretendo. Tem ideia onde o poderei encontrar? já estive em todo lado e, sinceramente, todos me dizem que não.

- E o livro é?

- Oh! Não lhe disse?! Estou para aqui a perder tempo e não digo o que pretendo. (risos.) Sabe porque é que isto acontece? Porque já tive tantas respostas negativas e bato sempre contra uma parede que começo a desconfiar de que o livro que eu quero não existe. (risos.)

- Isso é pouco provável, minha senhora, existem livros para tudo.

- Acha que sim? Quer dizer que estou com sorte e estou no sítio certo? Oh! Lá estou eu novamente na conversa e não lhe digo qual o livro que pretendo. (risos.)

- Era um passo na direcção certa. (sorrisos.)

- Claro! Tem toda a razão, peço desculpa.

- Vamos lá ver se eu tenho o livro que pretende e não a desiludo.

- Não me diga uma coisa dessas… já estou cansada de o procurar e se não houver nesta livraria desisto.

- Não faça isso. Diga-me lá, por favor, qual é o livro?

- Meu deus!

- O que foi minha senhora?

- Esqueci-me completamente do título do livro.

Começo a ficar desesperado, no entanto, tento ajudar.

- E o tema do livro, não se recorda?

Sorridente, a senhora, diz:

- Você é um maroto. Não estou assim tão esquecida.

- Com certeza que não. Qual é tema, então?

- Bem... (pausa)

- Sim...  

Enquanto aguardo, a senhora esfrega a testa com a mão, faz um esgar nervoso, sorri novamente e visivelmente atrapalhada diz, por fim, o que pretende:

- É um romance!

Jaime Bulhosa

4 comentários:

Miguel Pires disse...

Muito bom! Na verdade, se é um romance que a senhora pretende, já ajuda, porque exclui todos os outros géneros. Portanto se se publicam 10 romances por dia ( inventei o número, tal como muita gente o faz) e se a Sra. Já possui uma bela idade, quer dizer que o número de títulos possíveis serão...bom, como dizia o outro, é fazer as contas :)

Cumprimentos
Miguel Pires

P.s. Queremos mais historias destas
P.s. Ainda aguardo por um exemplar perdido do Tratado Completo de Cozinha e de Copa de Bento da Maia

Súrya disse...

Doce, tão doce, essa estória!! Só espero que tenha sido verídica!! :)

Pó dos Livros disse...

Súrya,

por acaso foi. ;)

tetisq disse...

Um livro, que para além de livro é um romance...parece uma boa descrição para facilitar a busca.

Certo é que o livro deve ser muito bom para que a senhora, apesar de desmemoriada, continue a correr a cidade à procura dele…