terça-feira, julho 17

Estrelar um ovo






De vez em quando aparecem, na Pó dos Livros Vintage, verdadeiras relíquias, raridades, como é o caso de O Meu Livro de Cozinha, Maria Lourdes Modesto, editorial Verbo que nos deixam nostálgicos e nos levam para longe no tempo. Lembro-me, perfeitamente, da minha mãe usar este livro para ensinar a minha irmã mais velha a cozinhar. Lembro-me também do design das garrafas e das latas de conserva da época. Por exemplo, a garrafa de leite é exactamente igual àquelas que o leiteiro (figura hoje extinta) deixava, todas as manhãs, do lado de fora da porta de minha casa.
Os rapazes, como bem demonstram as fotografias só com meninas que ilustram o livro, estavam proibidos de se aproximar, não fossem as brincadeiras com tachos e panelas, como dizer… amaricar os meninos. Mas naquele tempo era assim, os rapazes deviam manter-se grunhos e machos. Educação machista que teve como único resultado deparar-me, um dia mais tarde, com a dura realidade de não saber estrelar um simples ovo. 

Jaime Bulhosa

10 comentários:

Eugénia Edviges disse...

Livro da minha infância. Também tenho o de trabalhos manuais.
Mágico!

Ângela Almeida disse...

Oh o que me foste recordar :)
Eu tinha esse livro ... onde andará ele ... vou procurar :)

Kiss

fallorca disse...

Tu não me digas que não sabes estrelar um ovo; só mexidos?
eheh

Pó dos Livros disse...

Fallorca,

A vida, infelizmente, obrigou-me a aprender. Eheheh

Jaime

redonda disse...

Reconheci o primeiro livro, foi oferecido a uma das minhas irmãs :)

Maria Torgal disse...

Como compro? Posso comprar?

Lídia Ponti disse...

Que boa lembrança :)

BlogGui disse...

ahahah Muito bom!! Eu tenho esse livro algures... em casa dos meus pais... não o trouxe comigo aquando da mudança do desmame. Mas lembro-me de uma receita de um bolo de Natal que deu cá um trabalhão à minha mãe, claro, eu ficava muitas vezes a assistir à dificuldade que era tentar fazer um bolo lindo e maravilhoso como o das fotografias :) No sabor até que ficavam bons. Nem tudo era mau ahahah

Patty disse...

Pois o meu está lá embaixo, junto aos meus outros livros de cozinha.
E o 3º aniversário do meu filho Sebastião foi celebrado com o bolo do combóio desse mesmo livro. Adorámos os dois, eu e ele!

Patty disse...

Pois o meu está lá em baixo, com os meus outros livros de cozinha.
O 3º aniversário do meu filho Sebastião foi celebrado com o bolo do combóio desse mesmo livro. Adorámos os dois, ele e eu!