sexta-feira, dezembro 21

Pó doce

Agora a Pó dos livros está mais doce, com as Memórias de Açúcar em forma de bombons artesanais e compotas, à venda no nosso café.




segunda-feira, dezembro 17

Bibliófilos bichos



Quem trabalha com livros tem que estar preparado para tudo.
Hoje uma senhora muito simpática, de sorriso nos lábios, dirige-se ao balcão:
- Venho ter convosco para me resolverem um problema.
- Faça favor, estamos cá para isso.
- Eu comprei nesta livraria um livro e queria saber como o posso desparasitar?
Os outros clientes que estavam junto ao balcão riram em uníssono e sem pudor.
Nós fizemos uma cara séria e profissional, afinal de contas aquela era uma pergunta pertinente. 
A verdade é que vendemos livros antigos e alguns, raramente, mas acontece, trazem bicho. O que podemos fazer... Bem, profissionais como somos, não deixámos de dar resposta à cliente. Assim, aqui vai para quem quiser saber, a receita para nos vermos livres dos bibliófilos bichos e, ao contrário do que se possa pensar, não é com nenhum produto químico (existem vários), mas sim de uma forma muito natural: pega-se no livro, embrulha-se muito bem em plástico e coloca-se no congelador de um dia para o outro. Simples, mas eficaz. E sim, estamos mesmo a falar a sério.

quarta-feira, dezembro 12

2 x Pó


No próximo fim-de-semana a Pó dos livros divide-se em duas. Uma parte fica onde está, a outra com livros, livreiros e pó vai passear até ao Centro Cultural de Belém, para participar no Mercado do CCB. Assim, nos dias 15 e 16 de Dezembro, estamos em duas pontas da cidade -  Avenidas Novas e Belém - é só escolher.
Na Marquês de Tomar, o Carlos e o Jaime estão mais do que a postos para ajudar a escolher os livros que procuram e, se necessário, fazer os embrulhos mais bonitos de Lisboa inteira. Não esquecer que há um café com cadeiras e mesas para descansar e ler um pouco entre compras.
No CCB, a Isabel e a Débora levam uma selecção de livros escolhidos, não a dedo, mas a gosto: livros da & Etc., Sistema Solar, Documenta, Livros de Areia, Montag, Pianola, Dois Dias Edições, Campo das Letras, Gatafunho, Vega, Orfeu Mini, Bizâncio, Colares Editora, o Livro B e os Clássicos de Bolso da Estampa, os livros vintage da Pó, também os cadernos da Serrote, jogos e outras surpresas. Aqui ficam algumas imagens para aguçar o apetite aos visitantes do Mercado.

Mercado do CCB - mercado de livros, discos e filmes : dia 15 de Dezembro das 10h00 às 24h00 e dia 16 de Dezembro das 10h00 às 18h00. 

                                                
                                                
                                      
                                                 

sexta-feira, dezembro 7

Compras de Natal



Lembramos que a Pó dos livros está agora aberta aos domingos e feriados, das 10h00 às 19h00.

Pequeno Livro das Coisas

(clique na imagem)

Na próxima segunda-feira, 10 de Dezembro às 18h00, teremos na Pó dos livros o lançamento do livro infantil Pequeno Livro das Coisas, de João Pedro Mésseder e Rachel Caiano (ilustração), edição Caminho. Andreia Brites fará a apresentação.

Estará também patente uma exposição/venda das ilustrações de Rachel Caiano.

segunda-feira, dezembro 3

Um novo milagre




A humanidade anda há milhares de anos a tentar encontrar respostas para perguntas como: será que Deus existe? será que Deus não existe? a minha alma é imortal? será que tenho alma? existe vida depois da morte? Para alguns as respostas já foram dadas, para outros nem por isso. Eu que sou descrente acho que o problema não está nas respostas (demasiadas respostas), mas sim nas escassas perguntas e os mortos parecem-me tão, irremediavelmente, mortos. Bem, mas isto dava outra história.
O que me traz aqui hoje também tem a ver com a religião, mais propriamente com a fé, a fé em Fátima, essa localidade que atrai tanta gente, cheia de segredos, milagres e muita ignorância. E foi exactamente por causa de Fátima que uma turista brasileira entrou na livraria:

- Por acaso, você não terá aí um guia sobre Fátima? Quero tanto conhecer!
Pensei que teria qualquer coisa, mas antes de conseguir encontrar o livro a cliente acrescenta:
- Desculpe, mas tem que ser um guia que tenha alguma coisa escrita sobre o túmulo de Nossa Senhora.
- O túmulo de Nossa Senhora!?... – Pergunto eu incrédulo.
- Sim, o túmulo da Virgem Maria.
- Mas, mas… não sabe? Nossa Senhora subiu aos céus. – Balbuciei na esperança que a cliente percebesse.
Mas a cliente, empolgada, exclama:
- Quando… mas quando!?... Quando é que se deu esse novo milagre que eu não sei de nada, não!?...