quinta-feira, março 21

Imbeciclopédia XXIX



Dentro de um livro antigo encontramos um teste de Ciências da Natureza de um aluno do ensino secundário. O aluno respondia assim a uma das perguntas do professor sobre a utilidade económica da vaca:

A vaca 

A vaca é um mamífero cujas pernas chegam ao chão. A vaca produz carne, mas não põe ovos como as galinhas.
Na cabeça da vaca, crescem cerca de dois olhos e compridas orelhas de burro. Dos lados tem dois ossos curvos que parecem cornos. Atrás do dorso tem outra coisa: a cauda, cuja extremidade serve para sacudir as moscas. Comemos o interior da vaca, mas do seu exterior os sapateiros fazem coiro. Aos filhos das vacas chamam viste-lo porque é muito raro.
A vaca não come muito, mas aquilo que come mastiga-o duas vezes e assim fica satisfeita. Quando tem fome, muge e quando está calada é porque o seu interior está cheio de erva.
Debaixo da vaca, há o leite e ela está equipada para a poderem ordenhar. Antes de o fazer, as leiteiras lavam as mãos, as tetas e o balde.
Para evitar que entrem os micróbios, é preciso fechar as portas dos estábulos.
Os lavradores têm perdas porque os bois da lavoura fatigam-se e dão menos leite.
A vitela é um vitelo que ainda não é vaca.
A vaca tem um vitelo cada ano, graças ao toiro que é uma vaca sem tetas. Os vitelos mais apreciados são provenientes do acasalamento dum pai preto e duma vaca branca o que dá uma vaca malhada.
Na inseminação artificial, é o veterinário que faz de boi.

3 comentários:

Anônimo disse...

A história é boa, mas os primeiros testes de IATF só surgiram na década de 70... Como é que é possível o aluno já saber o que é Inseminação Artificial antes desse ano? Ou era bruxo ou algo está mal contado...

Pó dos Livros disse...

Tem razão, a data está mal, o livro onde foi enontrado o teste é que é de 1963, o teste é bastante posterior. :)

Rubi disse...

Genial :)!