segunda-feira, maio 20

Adão e Eva



Vem de longe, desde dos tempos de Adão e Eva, a controvérsia sobre as diferenças de comportamento entre os dois sexos e os inevitáveis conflitos que daí advém – foi por causa de Eva que Adão se lixou, toda a gente sabe, mas isso é outra história –. Dizem que as mulheres têm cérebros complexos, onde todos os neurónios estão em constante contacto e sempre a trabalhar, é por isso que se diz que conseguem fazer duas coisas ao mesmo tempo. Já os homens têm cérebros mais lineares, simples, está tudo separado em gavetas, sem que umas se misturem com as outras, é por isso que somos mais fáceis de aturar. Até conseguimos, prodigiosamente, estar sem fazer nada, absolutamente nada, inclusive ficar parados no sofá, a olhar para o horizonte, a pensar em, rigorosamente, nada – claro, sou suspeito para falar, sou homem. Graças a deus! –.
Estas diferenças aparecem cedo, desde a infância. Quem é que nunca reparou na diferença de discurso e brincadeiras entre raparigas e rapazes de uma escola primária. É inegável. Se não vejamos este exemplo:

O Vasco, meu filho, tem dez anos e vinha da escola, depois de ter estado a jogar à bola, a falar descontraidamente da namorada. Às tantas diz-me:
- Pai, a minha namorada é muito certinha, tem tudo muito arrumadinho. Tu acreditas que ela ainda usa a mesma borracha branca, desde a infantil até à 4.º ano? Eu nem borracha tenho! (risos).
- Ai sim!?...
- E a borracha dela continua branca, limpinha, limpinha e o mais extraordinário é que mesmo depois de a usar continua, impecavelmente, branca… (pausa).
Nota-se que a cabeça do Vasco pensa, pensa… começa a imaginar um futuro a dois, vê-se casado ou a viver junto e, de repente, conclui:
- Eh pá, pai, isto começa a preocupar-me!

Jaime Bulhosa

5 comentários:

Anônimo disse...

Coitada da eva que teve de vir ao mundo aturar ADÃO. Eu no lugar dela jamais teria aceitado!!

Anônimo disse...

Tempos lúcidos os do vasco.
ah, e também nós mulheres olhamos o horizonte sem que mais nada nos ocorra, graças a deus!

asminhasquixotadas disse...

As meninas são maníacas com as borrachas. Eheh.

Daniela Vieira disse...

Ah essas mocinhas sistemáticas rs

Bruxa Mimi disse...

A namorada do Vasco não tinha a mesma borracha, recebia era uma borracha igual sempre que gastava a anterior (era a mãe que lha dava, claro!)...