quinta-feira, julho 4

Tragédia grega


Vivemos actualmente em Portugal uma tragédia grega. Ainda estou perplexo, de boca aberta, com tudo o que aconteceu esta semana. Tenho assistido e lido tudo o que é comentário político, mas não consigo entender, é demais para a cabeça de um cidadão comum. No entanto, sempre que assisto a mais um folhetim político não posso, talvez por defeito profissional, deixar de associar algumas das nossas principais figuras políticas a personagens célebres da literatura universal. Quase dá para montar uma peça de teatro. Vejam lá se não vos faz lembrar qualquer coisa:

1.ª - Personagem: Dom Quixote (Miguel de Cervantes)
Actor: Pedro Passos Coelho

Dom Quixote (Pedro Passos Coelho) depois de muitos anos perdidos na juventude, sem nada fazer a não ser ler velhos romances de cavalaria política, perdeu o juízo de vez. Dom Quixote de Massamá resolve, então, encarnar a personagem de cavaleiro andante. Parte em busca de aventuras, em nome do seu grande amor Dulcineia (Angela Merkel), para livrar o país dos seus malfeitores (os portugueses). Para isso arranja uma montada, o cavalo Rocinante (CDS) que por si só já estava cansado e sem vontade nenhuma de se associar à festa. Levando juntamente consigo o escudeiro Sancho Panza (Miguel Relvas) montado no seu burro (licenciatura), lutam destemidamente e obstinadamente contra moinhos de vento do Estado Social. Já todos sabem como acaba, não preciso de contar. 

2.ª - Personagem: O Alienista (Machado de Assis)
Actor: Vítor Gaspar

O estrangeirado e reconhecido aqui e além-mar, Dr. Simão Bacamarte (Vítor Gaspar), resolve voltar à sua terra natal para se dedicar a experiências científicas, usando cobaias humanas (os portugueses) para justificar as suas teorias. Assim, transforma a sua terra num gigantesco hospício. Devagarinho, vai colocando um a um todos os habitantes no manicómio e depois de todos lá estarem, resolve, ele próprio, enfiar-se lá dentro.

3.ª – Personagem: Dr. Jekyll and Mr. Hyde  (Robert Louis Stevenson)
Actor: Paulo Portas

Dr. Jekyll (Paulo Portas), elabora uma fórmula secreta e dá-lhe o nome de Sede-de-Poder. Não querendo pôr em perigo a vida de ninguém, ele próprio a bebe. Como resultado o seu lado demoníaco é revelado,  sofrendo de dupla personalidade um terrível e novo ser nasce dentro dele, um ser horrível, monstruoso a quem dá o nome de Mr. Hyde. Não conseguindo livrar-se deste ser diabólico, que o domina e transforma num assassino, frio, calculista e sem escrúpulos, Dr. Jekyll resolve por fim ao seu martírio, suicida-se matando assim Mr. Hyde.  

4.ª – Personagem: Mr. Bartebly (Herman Melville)
Actor: António José Seguro

Mr. Bartebly, (António José Seguro) o homem mais estranho que alguma vez alguém poderá conhecer. Um jovem e simples escrivão, tão esquisito que ninguém consegue descortinar o que ele pensa, sempre que lhe é pedido que execute as tarefas para as quais foi escolhido, responde: «eu preferiria não o fazer».

5.ª Personagem: O Eterno Marido (Dostoiéveski)
Actor: Cavaco Silva

O Eterno Marido (Cavaco Silva), não tem muito para contar. É aquele típico marido que tem sempre a testa enfeitada, balbucia umas coisas e é sempre o último a saber.

Jaime Bulhosa

5 comentários:

asminhasquixotadas disse...

Este texto está genial. Genial! Belíssima análise do estado de loucura em que isto anda. A literatura tem muito mais de vida real do que muitos possam pensar. Brilhante! Parabéns.

carla disse...

Post brilhante. Parabéns.

R.B. NorTør disse...

Nessa óptica, procurar no site do Público a crónica intitulada "Passos Coelho leu Hamlet?".

As suposições do Jorge estão boas, mas o texto referido, está sublime.

R.B. NorTør disse...

Correcção ao meu comentário anterior. A crónica intitula-se "Será que Passos leu Hamlet" e aqui fica o link http://www.publico.pt/politica/noticia/sera-que-passos-leu-hamlet-1599151.

Unknown disse...

Adorei...
Este texto é magnífico e está 100% de acordo com os objectivos deste blogue:
divulgar a arte da escrita e demonstrar como, muitas vezes ela está bem perto da vida.
Tenho-o divulgado a todos os meus amigos. Parabéns...