quarta-feira, julho 12

Um grande problema


Estava o dia a correr sem problemas na livraria. Um daqueles dias em que não se aprende muito. A rotina e o tédio tomavam conta de mim, quando entra um cliente que pergunta:

- Será que me podia informar se tem um livro que me ajude a resolver o meu problema?
O livreiro está habituado a resolver os problemas dos clientes, razão pela qual não estranhou a pergunta:
- Com certeza. Já agora, não me leve a mal. Qual é exactamente o seu problema?
- Pois, aí é que está o busílis. – Afirma o cliente encolhendo os ombros em sinal de frustração, enquanto prossegue – Não consigo, acredite em mim e com toda a honestidade, dizer-lhe qual o meu problema.
Agora o livreiro começa, verdadeiramente, a prestar atenção ao problema.
- Como assim, não me pode dizer qual o seu problema!?… Como poderei ajudá-lo se não me disser qual é o seu problema?
O cliente, meio atrapalhado, responde:
- É como lhe digo. Contudo, consigo soletrar devagar o título do livro com o meu problema.
- Bem, sendo assim, venha daí o título soletrado – diz o livreiro, já com alguma falta de paciência.
- Então cá vai, mas é melhor tomar nota. O título do livro tem as seguintes letras: H I P O P O T O M O S T R O S E S Q U I P E D A L I O F O B I A.
- Como!?... Está a gozar comigo? Hipopotomonstrosesquipedaliofobia – Diz o livreiro a enrolar a língua e a gaguejar por todos os lados, enquanto tenta pronunciar a palavra.
O cliente, vendo tanta atrapalhação, faz uma expressão de sincera compreensão e diz com compaixão  ao livreiro:
- Ah, vê! Você também sofre do mesmo problema. É uma chatice, na verdade, não é?


Nota: Hipopotomonstrosesquipedaliofobia é uma palavra inventada como uma brincadeira que, por se ter tornado relativamente conhecida e divulgada, acabou por ser tomada como séria por muitas pessoas que não conhecem a sua origem. A hipopotomonstrosesquipedaliofobia é um distúrbio que se caracteriza pelo medo irracional (ou fobia) de se pronunciar palavras grandes ou complicadas.

Jaime Bulhosa

Nenhum comentário: